viver e tudo melhor ainda com jesus

HISTORIA DO DONO DA REDE TV

História de sucesso: Amilcare Dalevo de vendedor na infância a dono da RedeTV!

abril 12, 2010 em TV Foco por felipe

Aos 12 anos, ele era vendedor. Hoje, Amilcare Dalevo é dono da RedeTV! e tem o próprio helicóptero
http://rd1audienciadatv.files.wordpress.com/2009/01/amilcare-redetv-4361.jpg

Bruna Fioreti bruna.fioreti@grupoestado.com.br

De jeans, camiseta e blazer, Amilcare Dallevo Jr., 52 anos, chega às 10h em seu escritório, na Av. Juscelino Kubitschek. Desculpa-se pelo atraso e despacha papéis, enquanto espera o barulho do motor do seu helicóptero – sinal de que está na hora de sair. É um dia atípico. Normalmente, o presidente da RedeTV! chegaria ao escritório às 7h, depois de ter tomado seu café ‘light’ – “mamão com aveia, queijo branco com pão, e só” -, suaria uma hora na esteira e partiria para a nova sede da emissora, em Osasco. De helicóptero.

O ‘mimo que voa’ – avaliado em quase R$ 2 milhões – foi comprado em 1995, nos Estados Unidos, e trazido ao Brasil pelo próprio Amilcare, que o pilotou por 30 dias, com paradas em vários países. São raros os dias que ele passa sem voar. No dia em que o JT pegou uma carona com Amilcare no comando de seu Bell Long Ranger, ele demonstrou a segurança de quem pilota há 19 anos. Foi como um guia de luxo mostrando o Morumbi, a marginal… até chegar à sede da Rede TV!.
http://audienciadatv.files.wordpress.com/2009/03/redetv1.jpg“Como eu vou pegar o metrô depois disso?”, pergunto a um risonho Amilcare. Ele assente. Bem sabe que é difícil voltar atrás quando se tem acesso ao luxo. Hoje, quando lhe dá na telha, o executivo leva sua mulher, a jornalista Daniela Albuquerque, 27 anos, para um final de semana rápido em Angra dos Reis. Ele viaja quando quer. Compra o que quer. E dá de ombros para o que falam dele.

Aprendeu a desfrutar da vida ao longo de sua bem-sucedida carreira. Perdeu o pai aos 11 anos e, aos 12, foi trabalhar na empresa Sabrico para ajudar a mãe. Diz ter subido passo-a-passo até chegar à condição de dono do que ele chama de “a emissora mais cool do Brasil”, que comanda ao lado de Marcelo de Carvalho, seu sócio na compra dos frangalhos da extinta TV Manchete, em 1999.

Sucesso e amor

“O brasileiro não perdoa o sucesso. Se vai mal, dizem: ‘Não falei que é incompetente’. Se vai bem, tem alguma falcatrua. Não é só comigo. O Ayrton Senna não falavam que era veado? Pode ver. Bastou fazer sucesso no Brasil que tem alguma coisa errada: ou é veado, ou é não sei o quê”, diz ele. No início da Rede TV!, ele e o sócio foram alvo de comentários que iam desde sociedades com cassinos e políticos a dívidas com ex-funcionários da Manchete. “Mas no dia de pagar as contas, nenhum dos supostos sócios aparecia. Éramos só eu e o Marcelo.”

Os comentários sobre sua vida envolvem, ainda, o relacionamento com Daniela, 25 anos mais nova do que ele e hoje apresentadora do Manhã Maior, programa matinal da Rede TV!. Se ela está lá só por que ele é o dono da empresa? Amilcare não vê as coisas dessa forma. “Ela está se desenvolvendo muito, principalmente neste último ano. Daniela tem carisma, teve de treinar outras coisas. Em TV, se você tem carisma, dá para treinar as outras coisas. O contrário não tem jeito.” E mais: “Vira e mexe aparece alguma notícia (sobre o casal). Isso não me incomoda. O cara tá falando isso, e eu tô em Angra, tomando um vinho branco com ela”.

A morena de olhos claros foi uma das principais inspirações para Amilcare perder 20 quilos recentemente (ele quer perder mais 20, para ficar com 90 quilos, que considera ideais para seus 1, 84 metro). Quando começaram a namorar, em 2004, Amilcare estava com 137 quilos. “Foi uma briga enorme quando fomos para a Europa e ela queria me dar uma calça da Diesel. Mas nenhuma entrava em mim. Fizemos um trato: ela comprou o maior número que tinha e, no dia do meu aniversário (25 de novembro), eu ia ter de usar.” Pronto. Foi o bastante.

Ele voltou a malhar com o preparador físico Nuno Cobra e passou a controlar a alimentação. No dia do aniversário, conseguiu vestir a bendita calça. Foi também graças ao estímulo da mulher, que Amilcare se formou em jornalismo, na Universidade Anhembi Morumbi, no ano passado. Foi despretensiosamente fazer o vestibular com ela e decidiu seguir no curso. Das 7h30 às 11h05, ficava nas aulas. Ia trabalhar minutos depois. A única diferença para os outros alunos, ele diz, é que às vezes era chamado para dar palestras. “Sou um bicho de fácil adequação”, define-se. “Posso ir na faculdade de jornalismo de calça jeans e tênis e, na hora do almoço, colocar um terno e almoçar com o ministro.”

A comunicação foi o caminho que encontrou para complementar sua formação em exatas. Amilcare é engenheiro elétrico, formado pela Poli, em 1980. Sua especialidade: inventar soluções técnicas para os mais variados problemas. Uma das mais conhecidas foi o 0900, usada nos primórdios da interatividade na TV, em programas como Você Decide e Intercine, da Globo, nos anos 90. Hoje, sua emissora tem 1200 funcionários. Quantos quer ter? “Oitocentos”, responde, depois de uma longa pausa. É que Amilcare já foi acusado de enxugar pessoal no canal por automatizar tudo. “Vamos automatizar toda a parte operacional. Com isso, reduzimos custos e investimos mais na inteligência”, justifica. “Se for para escolher, prefiro ser refém da tecnologia do que do papel.”

Em casa, ele só é refém do Ibope. Amilcare liga para dar bronca quando há algum problema técnico na RedeTV! e não desgruda do Ibope. Tanto investimento em tecnologia – só na nova sede da emissora, foram R$100 milhões – faz com que ele possa se gabar de ter a primeira emissora 100% HD. Não sem críticas. “Ouvi muita gente falar: ‘Se isso fosse bom, a Globo já tinha feito’. Hoje, ninguém vive sem tecnologia”, diz. Se vivesse, Amilcare logo daria um jeito.

O outro lado do presidente
Amilcare toma vinho diariamente e até projetou uma adega especial na Rede TV!. Ninguém queria fazer como ele pensou. Solução: projetou-a ele mesmo, com uma carta de vinhos eletrônica

Seu principal negócio hoje é a RedeTV!, mas mantém a Tecnet e a Tecplan, empresas de tecnologia com as quais começou

Desde 1996, quando mudou seu escritório pessoal para a Av. Juscelino, vai de helicóptero para a emissora todos os dias Amilcare acha que, assim como existem
garagens em todos os prédios, é um “absurdo” não haver helipontos em todos eles.
“Mas um dia vai ter”, profetiza

Ele acorda às 6h30 e deixa a mulher, Daniela, na emissora, de helicóptero. Aí, parte para seu escritório para correr na esteira e trabalhar. Almoça na RedeTV!, onde passa o resto do dia. À noite, volta para casa, de helicóptero ou de carro. Dorme sempre depois da meia-noite

Se fosse para aparecer na TV, como o sócio (Marcelo de Carvalho, que deve apresentar o talk show ‘Mega Senha’ ao lado da mulher, Luciana Gimenez), Amilcare diz que faria um programa de entrevistas. “Algo mais sério”

Ele não gosta de tomar nenhum tipo de remédio e fez questão que o prédio da RedeTV! fosse livre de cigarro, até nas áreas externas

Desde os 27 anos faz terapia freudiana, uma vez por semana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s